Em 2005, a Universidade de Utah, no oeste dos EUA, criou o TVD – Technology Venture Development, acelerando intensivamente o processo de transferência de tecnologias e a criação de startups acadêmicas.

Utah figura entre as universidades que mais criam startups para comercializar tecnologias patenteadas no sistema de transferência de tecnologias dos Estados Unidos. Isso se deve a um fator principal: o modelo de transferência adotado, que foi baseado em desenvolvimento de produtos, no financiamento por seed money e um processo de gestão empreendedora. Ou seja, um pensamento que se diferencia daquele mais tradicional nas universidades, em que predominava a geração de receita de licenciamentos das tecnologias (royalties).

Claro, os sistemas de transferência de tecnologia das universidades americanas e das universidades brasileiras são absurdamente diferentes. Mas se encararmos a experiência com uma perspectiva de aprendizado e de inspiração, a Universidade de Utah é um exemplo e uma referência que merecem ser conhecidos e seguidos.

Fonte: Endevour Brasil

 

NOSSAS REDES SOCIAIS

 

     

 

Câmpus Santo André, Bloco L - 3º andar

Avenida dos Estados, 5001

Bairro Bangu, Santo André - SP. CEP 09210-580

Telefone:  +55 (11) 3356-7622

E-mail: inovacao@ufabc.edu.br