Resultados de pesquisas científicas que levaram a descobertas inovadoras e recentes na área da saúde foram tema do evento “Inovação em saúde: tecnologias que salvam vidas”, que faz parte do Ciclo ILP-FAPESP de Inovação e Ciência, resultado de uma parceria entre o Instituto do Legislativo Paulista (ILP) e a FAPESP para promover eventos de divulgação científica voltados à sociedade, legisladores, gestores públicos e outros interessados.

Os pesquisadores apresentaram casos como o de um novo teste do vírus da Zika que deve chegar ao mercado neste ano. O teste, de alta especificidade e de baixo custo (cerca de R$ 12 por paciente), era apontado, desde 2016, como uma das prioridades no combate ao vírus.

Também foram apresentadas inovações como um ventilador pulmonar portátil, hoje exportado para 50 países; uma solução tecnológica para gestão e comunicação hospitalar; e um aparelho de monitoramento não invasivo de pressão intracraniana, sinal vital relacionado a diversas doenças e problemas de saúde, como AVC, traumas, meningite e hidrocefalia.

Todas as pesquisas apresentadas envolvem apoio da FAPESP no âmbito do programa Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE).

Criado em 1997, o programa apoia a execução de pesquisa científica e/ou tecnológica em micro, pequenas e médias empresas do Estado de São Paulo.

Fonte: Agência FAPESP

 

NOSSAS REDES SOCIAIS

 

     

 

Câmpus Santo André, Bloco L - 3º andar

Avenida dos Estados, 5001

Bairro Bangu, Santo André - SP. CEP 09210-580

Telefone:  +55 (11) 3356-7622

E-mail: inovacao@ufabc.edu.br