A habilidade de empreender estimula a capacidade de perceber oportunidades, de correr riscos e de inovar. Associado a isso, o conhecimento científico e tecnológico pode se caracterizar como o principal insumo de produção de determinadas empresas, ao interagir com universidades.

As empresas nascentes (ou startups) de base tecnológica têm chamado atenção por se caracterizarem como empresas que experimentam atuação no mercado e por terem na base de sua base de atuação o desenvolvimento de tecnológico e inovativo.

Acreditamos que o papel das universidades é também oferecer oportunidades, criar canais, estruturas e formar conhecimento crítico (conceitual e instrumental) na geração e consolidação da área de empreendedorismo. Esse esforço certamente caminha em direção ao cumprimento de uma missão institucional que inclui o apoio ao avanço econômico e social da região onde ela se situa.

Com o compromisso de estimular a geração de inovações e contribuir para o desenvolvimento empresarial, tecnológico e econômico da região do Grande ABC, a Agência de Inovação da Universidade Federal do ABC cria a Incubadora Tecnológica da UFABC – IT UFABC. Trata-se de uma iniciativa singular na região, ao oferecer um ambiente de incubação de empresas de conteúdo tecnológico pela UFABC, em suas várias modalidades.

A IT UFABC foi criada com a perspectiva de se tornar referência de habitat no desenvolvimento de negócios tecnológicos para o mercado que tenham em sua base de atuação a criação de novos produtos, serviços e processos ligados à P&D e ideias inovadoras, oferecendo suporte e acompanhamento aos empreendedores de novos negócios desenvolvidos pela comunidade UFABC e pela sociedade em geral.

 

Benefícios

Entre os objetivos e benefícios oferecidos pela IT UFABC podemos destacar:

  • Estimular empresas startups nas primeiras fases de sua vida.
  • Desenvolver o espírito empreendedor na UFABC e na sociedade em geral.
  • Possibilitar ao empreendedor a utilização dos serviços da Incubadora.
  • Capacitar os empreendedores na geração de inovações tecnológicas e gerenciais.
  • Estimular a integração entre os empreendedores, seja entre si, seja entre os parceiros que apoiem a Incubadora, buscando o desenvolvimento e intercâmbio de tecnologia.
  • Apoiar e capacitar os empreendimentos por meio da oferta de mentorias com empreendedores, consultores, professores e pesquisadores.
  • Difundir na sociedade a cultura do empreendedorismo.