Divisão de Propriedade Intelectual

A DPI – Divisão de Propriedade Intelectual é a divisão da InovaUFABC responsável pela propriedade intelectual da Universidade Federal do ABC, gerindo todo o portfólio de tecnologias inovadoras desenvolvidas na Universidade ou por seus pesquisadores em conjunto com atores externos como empresas e instituições públicas e privadas.

Além disso, a divisão promove a proteção das novas tecnologias junto aos órgãos competentes e avalia termos de acordos, convênios ou contratos envolvendo a UFABC e instituições externas no que se refere à propriedade intelectual.

Devido ao trabalho desta divisão, podemos licenciar e comercializar as invenções e tecnologias desenvolvidas na UFABC com empresas e parceiros interessados, com a segurança jurídica necessária e total garantia da propriedade intelectual à Universidade e dos respectivos direitos dos inventores. A interação com as empresas e demais interessados é realizada pela DTT – Divisão de Transferência de Tecnologia, da InovaUFABC.

O menu ao lado, trás um conteúdo importante para ajudá-lo(a) a entender um pouco mais sobre Propriedade intelectual e o funcionamento do processo de um pedido de patente ou registro de software realizado no âmbito da UFABC.